logo-com

White Papers

Download the white paper in Portuguese "Centros Multimédia Comunitários em Moçambique: um mapa" from this page!

Download the white paper "Photo-elicited perceptions of Community Multimedia Centres in Mozambique" from this page"

Download the white paper in Italian "La Comunicazione Online delle Organizzazioni Non Governative della Svizzera italiana: uno studio sulle ONG della FOSIT" from this page!

Lorenzo Cantoni on Twitter

White Paper “Centros Multimédia Comunitários em Moçambique: um mapa”

Editado por: Rega, I., Cantoni, L.
Pesquisas por: Vannini, S., David, S., Baia, A., Macueve, G.
Centros Multimédia Comunitários em Moçambique: um mapa.
May 2013. Pdf.

Para fazer o download do white paper, por favor preencha o seguinte formulário:

  1. (required)
  2. (valid email required)
 

Você receberá imediatamente uma mensagem com um link para baixar o documento. Se você não receber o e-mail automático, por favor, verifique a sua pasta de SPAM, como fomos informados por alguns leitores que seus sistemas tinha erroneamente atribuído o e-mail como spam.

Obrigados,

o staff do NewMinE Lab

Sumário executivo.
Os Centros Multimédia Comunitários (CMCs) em Moçambique foram implantados durante a década de 90, representam o modelo mais comum de acesso público às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no país.
Este relatório apresenta um breve historial e tipologia dos CMCs em Moçambique, bem como um mapa atualizado contendo o número de CMCs existentes e a sua localização geográfica. Por fim, descreve pormenorizadamente uma amostra de dez (10) CMCs, um por cada província do país. A descrição pormenorizada foca-se nos seguintes elementos: Contexto, conjunto de serviços, instrumentos técnicos, o grupo de pessoas que administra o CMC e o grupo de pessoas que os utiliza.
As informações utilizada para elaboração deste relatório foi colhida durante os meses de Março e Abril de 2011, no âmbito do trabalho de campo do projeto RE-ACT (Representações sociais dos centros multimédia comunitários e ações de melhoria), um projeto de pesquisa e desenvolvimento executado pelo NewMinE Lab (Laboratório NewMinE da Universidade de Lugano, Suiça), em colaboração com o Centro de Estudos Africanos (CEA) e o Departamento de Matemática e Informática (DMI) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Maputo, Moçambique.
Este relatório é dirigido a pesquisadores e profissionais na área de tecnologias de informação e comunicação para desenvolvimento (ICT4D), bem como as pessoas ligadas a implementação de politicas ligadas as TICs.